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CÉLULA - Proteção contra fogo
CAPÍTULO 10
PROTEÇÃO CONTRA FOGO
COMPONENTES DO FOGO
CLASSES DE INCÊNDIO OU DE FOGO
Classe "A" - Materiais que queimam em superfície e em profundidade. Ex.: Madeira, papel, tecido, etc.
Classe "B" - Os líquidos inflamáveis de petróleo ou líquidos combustíveis. Queimam na superfície. Ex.: Álcool, gasolina, querosene, graxa, solventes, tintas, etc.
Classe "C" - Equipamentos elétricos e eletrônicos energizados. Ex.: Computadores, TV, motores, etc.
Classe "D" - Materiais que requerem agentes extintores específicos. Ex.: Metais Pirofóricos (incandescentes), pó de zinco, Sódio, magnésio, alumínio, etc.
DETECÇÃO
-teste e alarme
EXTINÇÃO
-corte do motor
-liberação do agente extintor
DETECTORES EM MOTORES CONVENCIONAIS
(1) Detectores de superaquecimento.
(2) Detectores de aumento da razão de temperatura.
(3) Detectores de chama.
(4) Observação pela tripulação.
DETECTORES EM MOTORES COM TURBINA
(1) Detectores de aumento da razão de temperatura.
(2) Detectores sensores de radiação.
(3) Detectores de fumaça.
(4) Detectores de superaquecimento.
(5) Detectores de monóxido de carbono.
(6) Detectores de vapores de combustível.
(7) Detectores de fibra ótica.
(8) Observação pela tripulação ou passageiros..
Exigências de um Sistema de Detecção
(1) Um sistema que não cause falsos alarmes sob qualquer condição de vôo.
(2) Rápida indicação de fogo e sua exata localização.
(3) Acurada indicação de que o fogo está extinto.
(4) Indicação de que o fogo foi reativado.
(5) Indicação contínua da duração do fogo.
(6) Possibilidade de testar eletricamente o sistema detector desde a cabine da aeronave.
(7) Detectores resistentes a danos causados por exposição ao óleo, água, vibração,temperaturas extremas e ao manuseio.
(8) Detectores que tenham pouco peso e sejam facilmente adaptáveis em qualquer posição de montagem.
(9) Detectores instalados em circuitos operados diretamente do sistema de força da aeronave sem inversores.
(10) Exigências mínimas de corrente elétrica quando não houver indicação de fogo.
(11) Cada sistema detector deverá acender uma lâmpada na cabine, indicando a localização do fogo e deverá ter um sistema de alarme sonoro.
(12) Um sistema detector separado para cada motor.
Sistema de interruptor térmico
(LIGADOS EM PARALELO)
Detector “Fenwal” tipo “Spot”.
Sistema de par térmico (ligados em série)
Sistema detector de circuito contínuo
Sistema Fenwal
Sistema detector de circuito contínuo
Sistema Kidde
Sistema detector de elemento contínuo
CLASSIFICAÇÃO DAS ZONAS DE FOGO
Zona classe A - São as zonas que têm uma grande quantidade de fluxo de ar passando entre arranjos com obstruções de formatos semelhantes. A seção de força de um motor convencional normalmente é deste tipo.
Zona classe B - São as zonas que têm uma grande quantidade de fluxo de ar passando aerodinamicamente sem obstruções. Tubos do sistema de troca de calor e de escapamento dos gases são normalmente deste tipo são, também, zonas na parte interna de carenagens ou outro acabamento liso, livre de obstáculos, e adequadamente drenado para que os vazamentos de líquidos não formem poças. Os compartimentos de motores a turbina podem ser considerados nesta classe, se a superfície do motor estiver aerodinamicamente livre, e as nervuras estruturais da célula forem cobertas com uma camisa a prova de fogo.
Zona classe C - São as zonas que têm relativamente pouco fluxo de ar. Um compartimento de acessórios do motor, separado da seção de força, é um exemplo deste tipo de zona.
Zona classe D - São as zonas que têm pouco ou nenhum fluxo de ar. Estas incluem os compartimentos das asas e o alojamento das rodas onde existe pouca ventilação.
Zona classe X - São as zonas que têm uma grande quantidade de fluxo de ar passando através delas e são de construção complicada, criando grande dificuldade para uma uniforme distribuição do agente extintor de incêndios. As zonas que contenham profundas cavidades e obstáculos, entre grandes nervuras estruturais são deste tipo. Testes indicam que para este tipo de zona é necessário o dobro de agente extintor que é pedido para a classe A.
AGENTES EXTINTORES
Agente de hidrocarbono halogenado(HALON)
Bromotrifluorametano CBr3F "BT“ Halon 1301
Bromoclorodifluorometano CBrClF3 Halon 1211
Bromoclorometano CH2BrCl"CB” Halon 1011
Metil bromide CH3 Br "MB“ Halon 1001
Tetracloreto de Carbono CCL4"CTC“ Halon 104
DibromodifluorometanoCBr2 F2 Halon 1202
Agentes de gás frio inerte
- Nitrogênio seco (mais eficiente)
- Gás carbônico (mais usado)
SISTEMAS DE EXTINÇÃO DE FOGO
Sistemas de Alta-Razão-de-Descarga – HRD
Normalmente para agente de hidrocarbono halogenado (HALON)
Mais eficientes e pressurizados com nitrogênio seco
Sistemas convencionais
Normalmente para agente gás frio inerte
Menos eficiente e mais antigo
INTERIOR DA CABINE
Extintores Portáteis
(1) água
(2) dióxido de carbono
(3) produto químico seco
(4) hicrocarbonetos halogenados.(freon)
Obs: Todos os materiais usados no interior da aeronave recebem tratamento para se tornarem resistentes ao fogo
Reservatórios HRD
Para agentes extintores halogenados deverá ser cilíndrico, de aço e com cartucho de disparo.
MANUTENÇÃO:
PESAGEM
VALIDADE DO CARTUCHO (5000 HORAS)
PRESSÃO PREVISTA DO MANÔMETRO
DATA D VALIDADE DO CILINDRO
Reservatórios HRD
Reservatórios Convencionais
DETECTORES DE FUMAÇA
Somente encontram-se em compartimento de carga, bagageiros e toilets.
Três tipos:
tipo I - Medição do gás de monóxido de carbono.
Tipo II - Medição da capacidade de transmissão da luz pelo ar (mecanismos fotoelétricos).
Tipo III - Detecção visual da presença de fumaça pela simples visão direta (mecanismos visuais).
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